Exposição Olhar Extinto1 - Foto Wellington Barz

Exposição Olhar Extinto

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

O Espaço de Arte Francis Bacon abre nesta semana a Exposição Olhar Extinto, uma mostra artística única que promete deslumbrar e provocar a imaginação dos visitantes com obras de três talentosos artistas contemporâneos: Lucélia D`Roquet, Renato Araújo e Vera Lucia Werlang. Com entrada gratuita, de 07 de agosto a 28 de setembro, o público vai apreciar cerca de 30 obras que exibem expressão criativa e reflexão sobre o mundo através de perspectivas únicas e inovadoras.

Com curadoria de Maria Inês de Souza Araújo, as obras escolhidas para esta mostra retratam as temáticas da extinção e preservação, seja através das cores, figuras ou da conexão emocional com o espectador. “O intuito da mostra é levar o expectador a uma atmosfera instigante, transportando-o para um olhar extinto e a conscientização da preservação de cada momento ou espécie”, explica Maria Inês destacando que são três artistas de diferentes estilos e técnicas que se unem para compartilhar suas visões ímpares da realidade em meio a um cenário repleto de extinção das mais diversas formas.

Olhar Extinto enfatiza a importância do respeito ao meio ambiente e a valorização da história e cultura para moldar um futuro mais sustentável e inclusivo. É uma experiência que promete ficar na memória de todos que a visitarem, instigando-os a repensarem o seu papel na preservação do planeta e das expressões artísticas que refletem nossa identidade como seres humanos.

Lucélia D`Roquet traz para a mostra obras de pintura em tela que refletem a natureza. “Minhas obras são produzidas inspiradas na própria natureza, com uma paixão especial nos minerais, pedras preciosas e toda a natureza.” Já Renato Araújo apresenta pinturas em acrílico, mistas sobre telas e MDF. “Minhas obras retratam através do figurativo contemporâneo a essência da existência e do ponto de vista do olhar extinto. Cenas e momentos já extintos, porém, preservados na memória e retratados na pintura”. E Vera Lucia Werlang exibe quadros inspirados nos animais, “sempre fui apaixonada pelos animais. Vi através da arte uma forma de expressar o meu amor por eles e uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância que cada espécie tem no planeta.”

A possibilidade de dialogar de forma subjetiva, através da arte, despertando emoções, sentimentos e reflexões, é a essência dessa exposição. A arte aqui inserida traz à tona a consciência emocional tanto do artista quanto do expectador. “Os artistas trazem obras contemporâneas que reúnem expressões e técnicas renovadoras. A relevância do Olhar Extinto vai ao encontro do estilo de vida do indivíduo, onde a velocidade da informação é muito rápida, se extinguindo a cada minuto. Tendo sempre a opção de preservar ou não”, conclui a curadora.

Lucélia D`Roquet – nasceu na Paraíba, iniciou sua carreira no Rio de Janeiro e está em Curitiba há 20 anos. Formada em Artes Plásticas, domina diversas técnicas de pintura, graduou-se em Licenciatura em Desenho em 2009 e é bacharel em Pintura pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas e ministra aulas de arte. Sua fonte de inspiração para as externalizações artísticas é a grande pintora mexicana Frida Kahlo.

Renato Araújo – bacharel formado em Ciências Químicas com atribuição tecnológica, especialista em pesquisa e desenvolvimento de tintas. Estudou Artes Plásticas na Academia Brasileira de Artes – ABRA-SP e cursos de modelo vivo, história da arte e grupos de arte contemporânea. Renato tem participação em exposições e salões de arte em várias cidades do Brasil, com prêmios e obras em acervo, além de exposições internacionais em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha.

Vera Lucia Werlang – artista autodidata com pinturas em tela há 5 anos, é inspirada pela natureza e preocupada com a preservação da vida selvagem. Retrata animais em risco de extinção como uma forma de conscientizar o público sobre a importância da conservação ambiental. Através de suas pinturas, captura a beleza e a fragilidade dessas espécies ameaçadas, transmitindo uma mensagem de respeito e responsabilidade em relação à biodiversidade do nosso planeta. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_images_carousel images=”11581,11580,11579,11578,11577,11576,11575,11574,11572,11573,11571,11569″ img_size=”800×600″][vc_empty_space][vc_column_text]Serviço

🖼Exposição Olhar Extinto

🏰Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.

🎫Entrada: Franca

🗓Data: de 07 de agosto a 28 de setembro de 2023

🕜Horário: de terça a sexta das 13h30 às 17h.

* O Espaço não abre nas segundas-feiras e nos feriados.  

 

Redes Sociais

Facebook

Instagram[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.