Exposição Entre Matéria, Memória

[vc_row][vc_column][vc_images_carousel images=”11516,11515,11514″ img_size=”full” autoplay=”yes” wrap=”yes”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Exposição Entre Matéria, Memória e Imagem resgata o apelo da memória afetiva

Com um novo olhar provocado pelo momento de isolamento que a pandemia trouxe, a artista visual Daniela Marton desenvolveu uma série de trabalhos artísticos que será exibida na Exposição Entre Matéria, Memória e Imagem no Espaço de Arte Francis Bacon até o dia 30 de setembro. Um novo processo composto por diferentes elementos artísticos como o estêncil (gravura), as fotografias arquitetônicas, o Autocad (software da arquitetura) e a pintura, apresenta 26 obras que revelam a busca por elementos arquitetônicos com algum apelo de memória afetiva.

No início da pandemia, e por um bom tempo, as relações pessoais passaram a ser feitas a distância. As pessoas ficavam em suas casas e isso despertou em Daniela a busca por elementos que transmitissem em suas obras lembranças que causassem emoção. “Essa exposição mostra como a pandemia afetou minha pintura e a percepção da minha realidade, pois ampliei a busca por um olhar mais introspectivo visando perceber as pequenas coisas à nossa volta, para nos fazer recordar das coisas que vivemos”, destaca a artista revelando que elaborar esses diferentes aspectos contribuiu para as discussões acerca do desenvolvimento da relação matéria, imagem e memória na produção artística contemporânea.

As cores fortes e vibrantes que representam o campo pictórico ganham potencialidades expressivas próprias onde as imagens começam a sofrer interferências com a materialidade da pintura, ressignificando assim a recordação afetiva contida nelas. “A pintura se apresenta como um resultado da atualização dessas lembranças passando assim a matéria a fazer parte da memória, de modo que surja o passado e o presente colocados em comunhão”, explica a artista que também traz para a essa exposição algumas pinturas da série A Cor da Dor que refletem um período delicado de saúde que Daniela passou e acabou impactando na elaboração de algumas obras.

O resultado de todo esse trabalho de meses é uma pintura na qual a matéria passa a ter existência própria com a mistura de elementos arquitetônicos que busca mesclar essas duas áreas de conhecimento, estabelecendo dessa maneira uma relação entre a matéria e a imagem através de imagens-lembranças. Elas ganham uma nova roupagem tendo como resultando uma arte híbrida que encanta e expressa sentimentos. “O motivo do uso das imagens arquitetônicas ocorre pelo fato de estabelecer uma relação com o espaço memória. Outro ponto relevante desse projeto ocorre devido ao período atual de isolamento social, que reforça ainda mais a busca dos artistas por imagens com algum apelo de memória afetiva”.

Para a curadora da exposição, a artista plástica Lucélia D’Roquet, está será a oportunidade de Daniela mostrar a relação entre a arquitetura e a arte, pois a artista faz uma busca que cria um amplo significado para expressar sua poética através de suas criações artísticas produzidas usando diversos materiais. “Sua produção pictórica busca estabelecer relação entre matéria e imagem tendo um amplo sentido devido aos conhecimentos arquitetônicos que Daniela traz para esta exposição. Veio de maneira natural ganhando uma roupagem nova que se destaca em cada composição”, ressalta Lucélia.

A exposição apresenta uma imensa busca com estudos arquitetônicos e fotográficos que passaram e passam pelas memórias afetivas da artista e que são transferidas para as pinturas. O visitante encontrará diferentes elementos artísticos e ainda poderá saber mais sobre cada obra através de um QR Code que encontrará ao lado de cada obra.

 

Sobre a artista

Daniela Marton é uma artista visual que nasceu em Turim, na Itália, e hoje mora em Curitiba. Artista da Galeria Binária (RJ) e Poente (SJC/SP), ela participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil, Itália e Estados Unidos. Já apresentou seus trabalhos em Bienais, Salões, Galerias, Pinacotecas e Museus. Destacam-se as mostras individuais: Exposição Entre Matéria, Memória e Imagem que está sendo realizada no Espaço de Arte Francis Bacon, entre outras que realizou no MAM Resende (2022), Pinacoteca de Viçosa /MG (2021) e Museu de Arte de Ilhabela/SP (2020). As coletivas: 2° Bienal Oswaldo Goeldi Taubaté/SP (2020), 3°Bienal de Salerno/Itália (2018) e Salão de Artes Vinhedo/SP (2017).

 

Serviço

Exposição Entre Matéria, Memória e Imagem

Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.

Entrada: Franca

Data: de 16 de agosto até 30 de setembro de 2022.

Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h. O Espaço não abre nos feriados

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Tags: No tags

Comments are closed.