O trabalho apresenta arte contemporânea com liberdade de criação

Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, no Espaço de Arte Francis Bacon da Ordem Rosacruz – AMORC, a abertura da exposição coletiva Visões Etéreas, dos artistas Adalberto José da Silva, Lia Kogiaridis e Wania Viana Domiciano. A mostra apresenta obras de técnicas mistas, óleo sobre tela e acrílica sobre tela e fica aberta até o dia 12 de dezembro, com entrada gratuita.

“Visões Etéreas busca conectar o expectador com o artista”, diz a artista Wania Viana Domiciano. O tema abrange um significado figurado, referindo-se ao que é elevado, sublime, celeste ou delicado. Para Lia Kogiaridis, “este tema tem como objetivo conduzir o espectador a um olhar aprofundado para que tenha um momento de intimidade com a obra, mergulhando com delicadeza, pureza e afeição nesse encontro”.

Cada artista tem sua maneira de expressar através da pintura aquilo que está no íntimo do seu coração. “Minha arte é abrangente no que diz respeito aos assuntos, pois busco em cada um o resultado que fascine ao olhar”, revela Adalberto José da Silva. A obra da artista Lia Kogiaridis se caracteriza pela liberdade de atuação ao retratar pessoas com um olhar próprio, buscando captar a essência e a personalidade do retratado.

Wania Viana Domiciano trabalha com total liberdade de criação, mesclando abstracionismo e figurativismo. “Se eu puder provocar um vislumbre de bons sentimentos e contato do meu expectador com a sua própria essência através da minha obra, então sinto que o meu papel neste mundo está sendo cumprido, por menor que possa ser essa participação, seja com uma obra de florais, um abstrato ou uma paisagem”, conta Wania.[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]Para Adalberto, ser artista “é ter certeza da liberdade de criação e de representar através de nossos trabalhos a essência e a beleza daquilo que de melhor há em nós. A arte, de um modo geral, nos disciplina e enobrece a alma”. Muitas obras conquistam não apenas com as cores, desenhos ou forma, mas com a intensa emoção que é única em cada peça. Quem visitar esta exposição vai poder “dedicar um momento para um contato mais profundo com o seu eu interior, vislumbrando as singularidades de cada obra”, diz Wania.

Em 2010 Wania participou do XV Circuito Internacional de Arte Brasileira representando o município de Curitiba e o estado do Paraná. Este evento aconteceu em Berlim, na Galerie Forum Berlin am Meer; em Praga, na Galerie Dolmen; e em São Paulo, no Paço Municipal Prefeito Carlos Piffer. “Este circuito internacional promove o reconhecimento profissional do artista e possibilita um intercâmbio cultural, além de fomentar a abertura do mercado externo de forma direta, valorizando a arte brasileira na Europa”, conta Wania.

Neste ano foi Lia Kogiaridis quem integrou o XX Circuito Internacional de Arte Brasileira na Europa. A artista apresentou duas de suas obras a fim de participar do processo seletivo, pelo qual foi selecionada pela curadoria geral do circuito.

A abertura do evento ocorreu no dia 25 de setembro, na Fundação José Rodrigues, na cidade do Porto, em Portugal, onde a exposição permaneceu até o dia 4 de outubro de 2015. De Portugal a exposição foi para Bucareste, na Romênia, no Instituto Cervantes, onde permaneceu entre os dias 6 e 15 de outubro. A cerimônia de encerramento foi realizada no Museu Nacional da República, em Brasília, no dia 7 de novembro, onde Lia Kogiaridis recebeu uma menção honrosa por ter representado Curitiba e o Paraná.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1472445458209{padding-top: 32px !important;background-color: #ffffff !important;}”][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sobre os artistas:

Adalberto José da Silva – Desde garoto a sensibilidade pelas artes plásticas tornava-se evidente no seu dia a dia, a ponto de fazê-lo aspirar a ingressar em uma escola de desenho e pintura. Os anos passaram e somente em 2005 fez um curso básico de pintura a óleo. Desde então vem aperfeiçoando seus conhecimentos e técnicas na pintura, de forma autodidata, através de estudos, visitas a museus e exposições onde artistas iniciantes e consagrados gravitam no cenário das artes plásticas.

Lia Kogiaridis – Musicista e artista visual, possui Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1986). Especialista em regência de coro pela mesma instituição (2009), cursa atualmente pós-graduação em Ensino de Artes: Técnicas e Procedimentos pela Universidade Cândido Mendes – RJ (2015). Atua como artista visual, pianista, compositora e arranjadora de jingles para campanhas publicitárias e trilhas sonoras para filmes.

Wania Viana Domiciano – Artista plástica, iniciou suas atividades como pintora em 1999. Lecionou em seu ateliê de 2001 a 2010, desenvolvendo trabalhos ecléticos com alunos de diversas idades e promovendo exposições coletivas com os mesmos. Em 2010 representou o município de Curitiba e o estado do Paraná no Circuito Internacional de Arte Brasileira na Alemanha, na República Tcheca e em São Paulo. Em 2013 e 2014, realizou exposições individuais no Shopping São José, na Rua 24 Horas e no Espaço Cultural Rede Condor, entre outros. Expõe aos domingos na Feira de Artes do Largo da Ordem, ponto turístico tradicional de Curitiba.

Serviço
Evento: Exposição “Visões Etéreas”
Data: de 16 de novembro a 12 de dezembro de 2015.
Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca
Horário: de segunda a sexta-feira das 13h às 17h30.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]